Tuesday, January 23, 2007

Estou lendo...

Uma Longa Queda, Nick Hornby, 2005

Sempre lembrado por ter escrito os romances “Alta Fidelidade” e “Um Grande Garoto” e inspirado os filmes de mesmo nome, estrelados por John Cusack e Hugh Grant, respectivamente, Nick Hornby conquistou definitivamente seu lugar na minha prateleira preferida.

O escritor inglês, ora muitíssimo respeitado pelas questões que levanta, ora importunado pela crítica que o vê como um autor de auto-ajuda, é conhecido por escrever sobre o comportamento masculino, no tocante às paixões esportivas, à convivência entre pais e filhos, à carreira e à vida amorosa. Seus personagens sofrem sempre algum tipo de conflito, que acaba por levar aos leitores uma mensagem positiva, mostrando como é possível conviver com seus problemas.

Aqui, o universo masculino deixa de ser o centro das atenções para dar lugar a discussões de todos os tipos, sexos e idades. A história é contada simultaneamente pelos quatro protagonistas da situação que os uniu no início da narrativa: todos estavam prestes a suicidar-se, no alto de um prédio em Londres. Todos pareciam ter razões suficientes para tirar a própria vida e, a princípio, é o que vai acontecer no decorrer do livro. Ou não.

Cheio de surpresas, desde as suas primeiras páginas, o livro traz o que Hornby sabe fazer melhor, na minha opinião: retratar a verdade sobre a natureza humana, sob perspectivas melancólicas, porém divertidas. Não são personagens profundos, à luz de olhares filosóficos - e tão pouco sentimos falta disso. São pessoas comuns (tudo bem, talvez um pouco perturbadas psicologicamente) contando sobre si e analisando os demais, de acordo com sua consciência, seu meio ambiente e suas crenças.

Estou torcendo para que as últimas páginas fiquem ainda melhores. Mas já valeu pelos diálogos e reflexões que me levaram às gargalhadas. Ok, ok, admito que eu dou risada de quase tudo...

Semelhança entre Nick Hornby e esta blogger: tudo começou com minha obsessão por listas, por ordenar coisas - ou melhor, quase todas as coisas que tenho pela frente (veja as listas até o fim desta página). O autor, dono de mesma mania, confessa nada sutilmente a sua imbecilidade em “Alta Fidelidade” (leia o livro e veja o filme roteirizado e estrelado por John Cusack).

No comments: