Estou lendo...
Reações Psicóticas, Lester Bangs, 2005
O jornalista americano e crítico de rock, que passou por grandes publicações do gênero, como Rolling Stone e Creem, conhecido por sua boca suja e frases malditas, teve alguns de seus melhores artigos compilados num livro bom, enxuto e divertido. Explicarei.
Em 130 pequenas páginas, é possível conhecer um pouco do estilo ousado e até mesmo bizarro deste, que é considerado um dos maiores críticos do rock de todos os tempos. Seu jornalismo gonzo supera o próprio pioneiro Hunter S. Thompson, na arte de usar a excentricidade e a opinião pessoal para descrever as mais diversas experiências vividas. Das mais simples, como ouvir um disco ou apreciar um show, até mesmo as mais improváveis, como ir para o Vietnã com o intuito de discutir música com o governante daquele país.
E mais, no livro ganha-se um presente: a descrição mais brilhante e perfeita de Iggy Pop e seu trabalho. É algo tão rico em detalhes, comparações e adjetivos que ganharia mais que um único capítulo. Senti isso porque tive a oportunidade de assistir ao histórico show dos Stooges no Festival Claro que É Rock, em dezembro do ano passado, e não descreveria o show de outra forma.
Outra passagem muito preciosa é a reprodução de uma entrevista com Lou Reed em que ambos se atacam, discutem sobre David Bowie, drogas e música. Imperdível!
Há momentos em que se concorda e ri de tudo o que ele diz e outros, em que dá vontade de rasgar o livro. Mas a indiferença é algo que este livro não provoca. Vale a pena ler e deixar a pulguinha ficar ali coçando.
Wednesday, December 13, 2006
Subscribe to:
Post Comments (Atom)
1 comment:
Legal, muito bem escrita a sua resenha. Vou na Fnac comprar.
Post a Comment