Wednesday, August 29, 2007

Merece

Morreu hoje, aos 75 anos, um dos caras que mais acreditou no rock em todo o mundo, que abrigando e lançando nomes como Iggy Pop, Ramones, Blondie, Patti Smith e Television.

Sr. Hilly Krystal foi o dono do CBGB, principal palco da cena punk-rock nova-iorquina, até pouco tempo atrás, que acabou fechando no ano passado por uma ordem de despejo judicial da prefeitura. O tiozinho rock'n roll chegou a anunciar que um novo CBGB seria inaugurado em Las Vegas, mas infelizmente não viveu o suficiente para ver reaberta a famosa casa. A Rolling Stone gringa aproveitou o momento para homenagear o empresário, publicando uma galeria de fotos bacanudas. Confira aqui.

Thursday, August 23, 2007


Para os ansiosos como eu





Já me preparando para ouvir o novo disco do R.E.M., o “R.E.M. Live”, que também será lançado em outubro, fui resgatar lá na minha prateleira um dos meus DVDs favoritos, que por coincidência é dessa banda que nasceu na Geórgia (EUA), em 1980.

“Perfect Square” foi gravado durante um show da turnê de 2003, na cidade de Wiesdaden, Alemanha, e mostra toda a maturidade e carisma da banda em uma performance inacreditável para um repertório inquestionável.

Apesar de não ser tão popular como U2 e Rolling Stones, o R.E.M. é digno de estar no primeiro degrau da escadaria do rock, pela competência (e eu diria até profissionalismo), com que se dedica à música e com que prestigia seus fãs.

Se em algum momento a qualidade de suas composições deixou a desejar e sua posição nas paradas mundiais de música caiu um pouco, tal impressão não passa em nenhum momento perto daquela praça, o que fica bem visível no DVD. Pelo contrário, em diversos momentos pode-se observar pessoas emocionadas, transcendendo aos acordes dos instrumentos e à onipresença do vocalista Michael Stipe.

Um desses momentos de arrepiar acontece durante o solo de piano do baixista Mike Mills para a canção “At MY Most Beautiful”. Imperdível. E ainda dá para agüentar mais um pouquinho até sair o novo álbum.

Wednesday, August 22, 2007

God Save The King


Não resisti a uma das melhores notícias dos últimos dias, o novo CD do Neil Young, para mim, um dos maiores cantores e compositores de todos os tempos. O músico anunciou nessa semana que seu novo disco já tem data de estréia e título: “Chrome Dreams II” será lançado no dia 16 de outubro.

Depois de lançar “Living With War”, “Live At Fillmore East” e “Living With War: The Beginning”, todos em 2006, o ídolo country-folk-punk-grunge gravou um disco que leva o nome de um antigo trabalho seu que nunca foi lançado.

Não se sabe as razões de “Chrome Dreams”, de 1977, ter sido descartado (muito me leva a crer que naquele ano o cantor sofreu algum dos duros golpes que o destino já lhe aplicou durante a vida), mesmo porque, várias músicas (boas) contidas nele foram parar em outros discos. .

Nos últimos anos, Neil Young tem levado adiante seu trabalho politicamente engajado, criticando sempre que pode o governo norte-americano. “Living With War”, inclusive, deu origem a um site dedicado a protestar o estado de guerra em que vive o mundo. .

Tal postura é bem característica em suas apresentações, espaço onde o cantor expõe toda a sua personalidade explosiva, que, somada às suas composições fortemente emocionais, resultam em espetáculos arrebatadores. E é por essa razão que os álbuns ao vivo são marcantes para a carreira do cantor.

Porém, sempre romântico, Young nunca deixou de lado as canções tocantes, que falam de corações repletos de amor e de almas solitárias a procura de alguém para completar.

Dica: “Harvest Moon” (1992), considerado um dos melhores do canadense. Não confunda com o "Harvest" (1972), muito bom também.

Wednesday, August 15, 2007

Música para nossos ouvidos, please!

Se você gosta de boa música e ouviu falar em Madeleine Peyroux, já deve (ou deveria) saber que a nova musa do jazz mundial estará no Brasil, no próximo mês.
Com três discos em sua carreira, a cantora americana tem encantado o público com sua voz forte e, ao mesmo tempo, suave e melodias que resgatam o estilo e o brilho de divas como Billie Holiday, Ella Fitzgerald e Pasty Cline.
Conhecida também por sumir da mídia após lançar novos trabalhos, para apresentar-se como artista de rua, Madeleine já interpretou grandes nomes da música, como Johnny Mercer, Charlie Chaplin, Serge Gainsbourg e Edith Piaf e, agora, promete não abandonar mais os seus fãs.
Mas é preciso correr para garantir o ingresso (entre R$ 100,00 a R$ 400,00), pois em São Paulo a cantora fará uma única apresentação. Caso não consiga vê-la por aqui, tente em Ouro Preto, Diamantina, Rio de Janeiro, Brasília, Porto Alegre ou Salvador. Bom show!
Embromation.com

Hey oh, let's go! O mundo não pára e é por isso que este blog anda tão desatualizado. Mas apesar de a vida andar muito corrida, de vez em quando, ainda sobra um tempinho para acompanhar bons filmes, peças de teatro e shows. Thanks God!
O último deles, que vi há poucos dias, foi do Jumbo Elektro, daqui de São Paulo. Esse nome é até um pouco comum, não cheira a novidade. Não é por menos, essa banda alternativa até a raíz, apesar de ainda não bombar nas rádios e ipods, já foi até a Espanha mostrar o seu barulho e é por isso que você pode ter ouvido falar deles antes.
Conhecidos por seu autêntico 'embromation', o som desses sete rapazes não pode ser minimizado e catalogado apenas como teatral e gozador, que inventa músicas doidinhas para agitar a galera. No caso desse Jumbo, quantidade significa qualidade.
Cada um deles contribui com seu talento e com as influências que recebem de variados estilos musicais, passando por ícones do rock, como Ramones, até o samba de Jorge Ben, pincelando com o que de bom fizeram os Mutantes, Caetano e Gil. Eles não chegam a cantar palavras que não existem, mas sim, letras engraçadas e que em poucas vezes fazem algum sentido - eles já chegaram a confessar durante uma apresentação que em cada show cantam uma letra diferente! -, para arranjos de guitarras e beats eletrônicos muito bem elaborados, que deixa muitos grupos brasileiros bem mais famosos no chinelo. Com certeza.
Durante suas apresentações é impossível não mexer nem ao menos o pézinho, tamanha vitalidade da banda e capacidade de inventar sons e frases hilárias. O vocalista, divertidamente apelidado Frito Sampler (ou Tatá Aeroplano), um cara franzino sempre com óculos enormes e pulos contínuos, também é o culpado por manter todo o público num ritmo dançante. E a empolgação, garanto, é recíproca.
A banda nasceu em São Paulo, mas já percorreu todo o país com seus shows e participações e festivais. Em 2006, o grupo apresentou-se em Barcelona, no Festival Brasil NoAr. O primeiro álbum lançado foi o "Freak to Meet You - The Very Best Of Jumbo Elektro", em 2004, e são deles os hits que fazem a galera dançar por quase duas horas: "Fresh Fruit for Rocking Vegetables", "Happy Mondays", "Bossa Japa Nova" e "Freak to Meet You".
"Rachel" promete ser o próximo sucesso dos caras, no novo álbum, que segundo o próprio Jumbo Elektro, já está caminho. No site da banda e no YouTube, estão disponíveis algumas músicas e clipes da turminha. Não sei se eles já têm fã-clube, mas já estão fazendo por merecer. A única coisa é que não se pode acreditar que vai conseguir decorar as letras para cantar depois. Mais fácil aumentar o som e pular.