Wednesday, August 15, 2007

Embromation.com

Hey oh, let's go! O mundo não pára e é por isso que este blog anda tão desatualizado. Mas apesar de a vida andar muito corrida, de vez em quando, ainda sobra um tempinho para acompanhar bons filmes, peças de teatro e shows. Thanks God!
O último deles, que vi há poucos dias, foi do Jumbo Elektro, daqui de São Paulo. Esse nome é até um pouco comum, não cheira a novidade. Não é por menos, essa banda alternativa até a raíz, apesar de ainda não bombar nas rádios e ipods, já foi até a Espanha mostrar o seu barulho e é por isso que você pode ter ouvido falar deles antes.
Conhecidos por seu autêntico 'embromation', o som desses sete rapazes não pode ser minimizado e catalogado apenas como teatral e gozador, que inventa músicas doidinhas para agitar a galera. No caso desse Jumbo, quantidade significa qualidade.
Cada um deles contribui com seu talento e com as influências que recebem de variados estilos musicais, passando por ícones do rock, como Ramones, até o samba de Jorge Ben, pincelando com o que de bom fizeram os Mutantes, Caetano e Gil. Eles não chegam a cantar palavras que não existem, mas sim, letras engraçadas e que em poucas vezes fazem algum sentido - eles já chegaram a confessar durante uma apresentação que em cada show cantam uma letra diferente! -, para arranjos de guitarras e beats eletrônicos muito bem elaborados, que deixa muitos grupos brasileiros bem mais famosos no chinelo. Com certeza.
Durante suas apresentações é impossível não mexer nem ao menos o pézinho, tamanha vitalidade da banda e capacidade de inventar sons e frases hilárias. O vocalista, divertidamente apelidado Frito Sampler (ou Tatá Aeroplano), um cara franzino sempre com óculos enormes e pulos contínuos, também é o culpado por manter todo o público num ritmo dançante. E a empolgação, garanto, é recíproca.
A banda nasceu em São Paulo, mas já percorreu todo o país com seus shows e participações e festivais. Em 2006, o grupo apresentou-se em Barcelona, no Festival Brasil NoAr. O primeiro álbum lançado foi o "Freak to Meet You - The Very Best Of Jumbo Elektro", em 2004, e são deles os hits que fazem a galera dançar por quase duas horas: "Fresh Fruit for Rocking Vegetables", "Happy Mondays", "Bossa Japa Nova" e "Freak to Meet You".
"Rachel" promete ser o próximo sucesso dos caras, no novo álbum, que segundo o próprio Jumbo Elektro, já está caminho. No site da banda e no YouTube, estão disponíveis algumas músicas e clipes da turminha. Não sei se eles já têm fã-clube, mas já estão fazendo por merecer. A única coisa é que não se pode acreditar que vai conseguir decorar as letras para cantar depois. Mais fácil aumentar o som e pular.



No comments: