Wednesday, August 22, 2007

God Save The King


Não resisti a uma das melhores notícias dos últimos dias, o novo CD do Neil Young, para mim, um dos maiores cantores e compositores de todos os tempos. O músico anunciou nessa semana que seu novo disco já tem data de estréia e título: “Chrome Dreams II” será lançado no dia 16 de outubro.

Depois de lançar “Living With War”, “Live At Fillmore East” e “Living With War: The Beginning”, todos em 2006, o ídolo country-folk-punk-grunge gravou um disco que leva o nome de um antigo trabalho seu que nunca foi lançado.

Não se sabe as razões de “Chrome Dreams”, de 1977, ter sido descartado (muito me leva a crer que naquele ano o cantor sofreu algum dos duros golpes que o destino já lhe aplicou durante a vida), mesmo porque, várias músicas (boas) contidas nele foram parar em outros discos. .

Nos últimos anos, Neil Young tem levado adiante seu trabalho politicamente engajado, criticando sempre que pode o governo norte-americano. “Living With War”, inclusive, deu origem a um site dedicado a protestar o estado de guerra em que vive o mundo. .

Tal postura é bem característica em suas apresentações, espaço onde o cantor expõe toda a sua personalidade explosiva, que, somada às suas composições fortemente emocionais, resultam em espetáculos arrebatadores. E é por essa razão que os álbuns ao vivo são marcantes para a carreira do cantor.

Porém, sempre romântico, Young nunca deixou de lado as canções tocantes, que falam de corações repletos de amor e de almas solitárias a procura de alguém para completar.

Dica: “Harvest Moon” (1992), considerado um dos melhores do canadense. Não confunda com o "Harvest" (1972), muito bom também.

No comments: