Monday, June 23, 2008


A banda
"A Banda" (The Band's Visit), uma produção entre Israel, França e EUA, não, não é mais um filme sobre um grupo de rock famoso. Mas ainda pode vir a ser um filme famoso sobre uma banda egípicia que certa vez foi convidada a fazer uma apresentação em Israel. No mínimo, inusitado, não?

Pois é. Este é basicamente o enrendo de um longa muito interessante, sensível e divertido sobre um pouco do que é a relação entre árabes e judeus e suas diferenças, sobre os quais, aliás, conhecemos muito pouco e de forma praticamente apenas estereotipada. Como disse minha amiga Carina, é um "A vida como ela é" no Oriente Médio, com muito mais informação e preocupação em mostrar a diginidade de dois povos tão sofridos (porém, também felizes) e tão incompreendidos por nós, ocidentais.

Ou seja, trata-se de um roteiro simples, sem guerras, mortes, sustos, ação ou grandes reviravoltas, cuja surpresa está na velocidade e leveza com que é tratado o tema muçulmanos x palestinos. Bonito e sutilmente engraçado (não espera duas horas de stand up comedy, por favor), vale o ingresso no HSBC Belas Artes. Veja o trailer.

No comments: