Tuesday, May 22, 2007




Inveja não mata (mas por favor, não fique tentando)


Se inveja realmente matasse, como diz esta advertência em forma de dito popular, eu teria me tornado pó minutos depois de atravessar os portões da FAAP para ver a exposição de fotos 'Rockers', do americano Bob Gruen.

Com curadoria do nosso querido Supla, o autêntico roqueiro brasileiro que não desiste nunca, a exposição amplamente divulgada pela imprensa, ficará no Brasil até o dia 1o de julho, para exibir parte do trabalho deste fotógrafo que dedica a sua vida a acompanhar as bandas e compartilhar o estilo rockstar de ser.

É claro que a face do rock que se refere a tietagem das groupies, extravagâncias e exigências em hotéis e o glamour de ser uma celebridade amada em todo o mundo não é exatamente o que Gruen tem vivido todos estes anos, porém, ele teve, como poucos, o privilégio de conhecer de perto o mundo do rock, ver surgir e se acabar alguns dos mais importantes nomes do gênero e, principalmente, tornar-se amigo íntimo de alguns deles. No acaso de John Lenon, por exemplo, Bob Gruen foi vizinho e, depois, o fotógrafo particular da família.

Mas o que todos os repórteres e críticos de música que anunciaram a mostra esqueceram-se de dizer foi que a exposição, muito bem distíbuída por todo o Salão Cultural da faculdade, traz mais que imagens inéditas e outras já muito famosas.

Dividida em cinco ambientes, cada qual com sua trilha sonora adequadamente escolhida - do Stones, passando por Stooges, The Who, Beatles, até Ramones e The Clash -, a exposição emociona pelas únicas e belas cenas, minuciosamente registradas por Bob, e pelas revelações que faz sobre si, as bandas que acompanhou e suas histórias. Em quem gosta de música e ama rock, como eu, é de causar arrepios. Visite a exposição e veja o livro.


Rockers - Bob Gruen - FAAP - Salão Cultural (r. Alagoas, 903, Higienópolis, São Paulo, tel. 11-3662-7200) Até 1º de julho, de 3ª a 6ª, das 10h às 20h, e sáb., dom. e feriados, das 10h às 17h. Entrada franca.


No comments: