Friday, July 10, 2009




Já para a sala de aula, ou melhor, de cinema!


Fico feliz em saber que cada vez mais sei ainda menos. Isso porque essa sensação me faz querer sair da minha rotina casa-trabalho-casa, que me torna uma pessoa mais cansada e sem paciência, e me faz ir atrás de aprender mais, tentar entender melhor o que `as vezes passou batido em algum momento e buscar novas (ou velhas) referências. O velho "puxão de orelha" dói de diversas formas e, ainda bem, funciona.

Até agora foram três lançamentos muito bem sucedidos e felizes no roteiro, edição e, principalmente, no resgate de verdadeiros heróis de nossa música: "Wilson Simonal - Ninguém sabe o duro que dei", "Um homem de moral" (sobre o zoólogo e sambista Paulo Vanzolini) e, finalmente, "Loki", para e sobre o precoce e único Arnaldo Baptista.

De diferentes formas, mas em momentos muito próximos da história brasileira, os três longas homenageam, emocionam e incomodam, `a medida que sobrepõem registros antigos, depoimentos e a marca profunda na cabeça e no coração dos brasileiros, tão receptivos a inúmeras possibilidades de combinações e estilos.

E com tanta oferta de qualidade sobre a cultura nacional nas salas de cinema por todo o país, eu só posso acreditar que aqueles que gostam de dizer que "brasileiro é metido mesmo", "não gosta de perder, nem de segundo lugar", "se acha", diz isso pra gerar polêmica (ou mídia) e, no mínimo, sabe de rir de si mesmo, porque lá no fundinho também compartilha e gosta desse sentimento "Brasil-iô-iô".




2 comments:

Pa said...

Orinha, promete que assiste tudo isso de novo comigo? O que é que deu nesses cineastas, será que ta na moda fazer filme sobre nossos queridos heróis da música? Que sorte a nossa, hein? Saudades de vc e do seu olhar sensível! Beijoca

Ju Decanine said...

com certeza! saudade master também!