Wednesday, July 16, 2008


Chega de saudade?


Impossível deixar de ter saudades da Bossa Nova, de Tom Jobim e das parcerias de sucesso como Garota de Ipanema, Desafinado, Chega de Saudade realizadas por gënios como João Gilberto, Vinicius, entre tantos outros nomes que fizeram parte desse movimento musical que levou o Brasil ao mundo. Não, não é da minha época mesmo, mas meu gosto pelo estilo é tanto que transcende esses 50 anos, completados em 2008.

E além de ser o tema dos próximos meses pelo país, enredo de filme, exposição e shows comemorativos, o tema está também entre as mais recentes aquisições da coleção de vinis minha e do André.

"Chega de Saudade" (1959) - o nosso é uma das primeiras edições gravadas em alta fidelidade na época -, é o primeiro álbum desse baiano talentoso (e recentemente pouco simpático) João Gilberto e que promete ser um dos xodós lá de casa.


Ao ouvir canções como "Chega de Saudade", "Desafinado", "Rosa Morena", "Bim Bom", entre outras composições dos anos 30, cantadas bem baixinho ao som do sofisticado violão, é possível entender porque o disco é considerado uma obra-prima e precursor do estilo. Apesar da gravação antiga, o som é limpo, o que evidencia ainda mais os acordes que influenciaram toda uma geração e ainda conseguem emocionar a minha, a nossa.