Thursday, February 28, 2008

Muito mais que cinco sentidos






Está certo que sou uma pessoa bem sensível e que não é preciso muito para me fazer chorar. Mas na última semana, o filme "Into The Wild" (aqui no Brasil, "Na Natureza Selvagem") ultrapassou qualquer limite e superou até momentos tristes de minha vida. Instantes depois da sessão encerrar, ainda estava eu lá derramando lágrimas e pagando mico no meio de todos os que deixavam a sala de projeção.

Algum dia 28 atrás, eu havia postado a notícia sobre o lançamento tanto do filme - estupidamente dirigido por Sean Penn e honestamente interpretado por Emile Hirsch (Alpha Dog) - como também da trilha sonora arrepiante, composta e cantada por Eddie Vedder.

Porém, mais que provocar o choro com suas cenas tristes, bonitas e duras, Sean Penn conseguiu provocar um embrião para uma discussão cada vez mais pertinente à nossa realidade atual. Durante todo o filme, procura-se explicar e justificar as razões que levaram Christopher McCandless a abandonar tudo e passar parte de sua vida longe das pessoas queridas, de uma vida social e totalmente desapegado às questões materiais.

No entanto, em nenhum momento aponta-se este como o caminho melhor ou certo para encontrar a verdadeira felicidade. Pelo contrário. O final do filme sugere que aquele não era um momento para ser eterno e que ser feliz sozinho não tem praticamente valor algum. Reflexão bem adequada à nossa sociedade mais individualista e menos solidária, governos e instituições que atuam para benefício próprio, empresários praticamente sanguinários e pessoas cada vez mais vazias e superficiais.








1 comment:

Stephania Silveira said...

Boa dica! Vou ver!
Vi muitos filmes essa semana. Tou naquela fase DVD que vc conhece bem rs
Vc ja viu The Life of the OtherS?? meu, muito bom!